Curso Online

CAPELANIA HOSPITALAR NÍVEL 1

Seja capacitado a exercer o ministério de consolo e esperança entre os enfermos, seus familiares e profissionais da saúde.

O Curso de Capelania Hospitalar Nível 1 em EAD foi desenvolvido para você que tem o desejo de levar o consolo, o conforto e a esperança aos enfermos, seus cuidadores e profissionais da saúde. Desenvolvido com base em uma experiência de mais de 38 anos em Capelania Hospitalar, o curso oferece capacitação para o ministério de visitação a enfermos nos hospitais, ensinando também a consolar familiares enlutados com a Palavra de Deus e desafiando irmãos e irmãs com o dom da compaixão a prosseguir em seu preparo para o ministério de missões urbanas.

0
módulos
0
disciplinas
0
aulas
0
professores

O que você vai aprender

TEOLOGIA

Para ministrar aos enfermos, seus cuidadores e profissionais da saúde é necessário estar embasado em uma teologia bíblica.

visitação hospitalar

Fazer visitas em hospitais é mais do que uma ação eventual da Igreja, mas sim um ministério contínuo, diário, através de pessoas capacitadas que sabem confortar.

cuidado com o paciente e seu cuidador

No adoecer de uma pessoa, toda a família é afetada pela dor, precisando ser fortalecida em sua esperança e fé, que lhes ajudará na construção de sua resiliência.

relacionamento com o profissional da saúde

Suporte emocional e espiritual àqueles que atuam diariamente no ambiente hospitalar.

biossegurança e normas hospitalares

Hospitais são ambientes contaminados, que podem causar grande dano à nossa saúde, assim como aos nossos queridos. Por isso é necessário saber como nos proteger e como se portar dentro de um ambiente hospitalar.

capelania em pediatria

Crianças ficam enfermas e precisam de cuidados, consolo bíblico e atividades transmitidas em linguagem simples, que as ajude a enfrentar o tratamento.

Cuidados paliativos

Há doenças que não respondem mais ao tratamento médico, fazendo com que o enfermo evolua para a morte. Como consolar pacientes e seus familiares?

Consolo no luto

A morte alcança a todos, deixando-nos sem palavras. Mas Deus nos dá conhecimento e sabedoria, através da Sua Palavra, para que levemos consolo na dor.

Música no ambiente hospitalar

A música é um excelente instrumento para levar o consolo da Palavra de Deus àqueles que sofrem.

Sobre o Curso de Capelania Hospitalar

Comece a estudar no momento da inscrição

Não esperamos formar turma para que as aulas sejam iniciadas. No momento da sua inscrição você já poderá começar a estudar.

Aulas com duração média de 10 minutos

Assim você pode assistir sempre que sobrar um tempinho, sem precisar comprometer tanto tempo de sua agenda!

Módulos liberados semanalmente

A cada semana, um módulo é liberado para acesso. Mas isto é só para te ajudar na rotina de estudos, caso não consiga cursar as 4 disciplinas daquela semana, elas continuarão disponíveis para que você assista no melhor momento para você.

Professores

Eleny Vassão

Capelã

Fundadora e diretora geral da ACS. Capelã missionária pelo Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e capelã titular em diversos hospitais, dentre eles o Emílio Ribas (IIER). Vice-presidente do Conselho Presbiteriano de Capelanias do Supremo Concílio da IPB, fundadora da Casa do Aconchego, membro da governança Nacional da SBB e escritora. Formada em Artes Plásticas (Faculdade de Belas Artes da USP) e em Estudos Teológicos (Seminário Bíblico Palavra da Vida). Possui especialização em Capelania em Cuidados Paliativos (EUA), e em Questões de Bioética em Final de Vida (Instituto Paliar) e mestrado em Aconselhamento Bíblico (Seminário Bíblico Palavra da Vida).

Gavin Aitken

Pastor

Tem servido no Brasil, com CMML (Missões Cristãs em Muitas Terras) desde 1963. Conselheiro Bíblico com mestrado em Aconselhamento Bíblico pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida.  Presbítero na Igreja Evangélica do Bosque. Professor do Instituto de Liderança da APEC. Foi pastor da Fellowship Community Church em SP. Foi presidente nacional da ACEP.

Priscila Dias

Capelã

 Capelã pela ACS em capelania em oncologia, pediatria e cuidados paliativos. Formada pelo Instituto Bíblico Eduardo Lane (IBEL) e estudante de Aconselhamento Bíblico pela ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos. Cursando licenciatura em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escritora de materiais bíblicos infantis pedagógicos. 

Denis Cavalcanti

Capelão

Capelão pela ACS no Hospital Geral de Vila Penteado e coordenador do Curso Breve de Visitação a Enfermos. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida. Possui formação em Aconselhamento Bíblico pelo NUTRA e pela ABCB – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos.

Eber Coelho

Capelão

Capelão pela ACS no Hospital do Servidor Público do Estado  e coordenador de treinamentos e estágios da ACS. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. 

Paulo Tsai

Médico

Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP e com especialização em Radioterapia pelo HCFMUSP.
Médico Supervisor Serviço de Radioterapia do Hospital Heliópolis e do Hospital Guilherme Álvaro ( Santos)
Membro da ACS e visitador hospitalar no ITACI (Instituto de Tratamento Câncer Infantil-HCFMUSP). Presidente Instituto Beneficente Aconchego (Casa do Aconchego).

Moira Penna

Bioeticista

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciencias Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de SP (FMUSP). Especialista em Bioética pela FMUSP.

Gilberto Celeti

Pastor

Presidente Nacional da APEC, escritor, pastor e teólogo. Viaja pelo país, dando apoio aos missionários da APEC, palestrando sobre evangelização de crianças em Simpósios e Congressos.  Também coordena o Projeto “Crianças Indígenas para Cristo”, preparando líderes indígenas para que estes alcancem as crianças de suas etnias.

Marcos Soares

Teólogo

Fundador e diretor do Instituto Alvo, escritor e conferencista. Formado em Letras pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Graduado Internacional pelo Haggai Institute. Mestrado em Ministérios Cristãos no SBPV.

Cynthia Campelo

Musicista

Musicista, Pedagoga. Especialista em Linguagens da Arte -USP; Doutora em Educação, Arte e História da Cultura – Mackenzie.
Membro da ACS e membro do TeachBeyond – Brasil.

Cesar Almeida

Presbítero

Músico, atuando por 15 anos com música no Hospital Emílio Ribas e Hospital do Servidor Público do Estado. Presbítero na Igreja Evangélica do Bosque. Formado em Administração de Empresas, Profissional de Tecnologia da Informação com pós graduação em Gestão e Sistemas de Informação.

conteúdo programático

O Curso de Capelania Hospitalar Nível 1 em EAD é dividido em 8 módulos, cada um com 4 disciplinas. Os módulos são liberados semanalmente.  

  • Entrando no hospital
  • Discipulado no hospital
  • O que é um hospital
  • Quem é o paciente
  • A história de um homem
  • Preparo emocional do visitador
  • Cuidando do cuidador familiar
  • Biossegurança
  • Como lidar com a adversidade
  • Aprendendo a ouvir
  • Capelania entre crianças e adolescentes
  • Os benefícios da música no hospital
  • O poder da perspectiva
  • Normas para visitação hospitalar
  • O cuidado do profissional da saúde
  • Levando a criança à Cristo
  • O conteúdo do Evangelho
  • A Prática da visitação hospitalar
  • Consolo
  • Atividades com as crianças no leito
  • Quando Deus permanece em silêncio
  • Relacionamento com profissional da saúde
  • Ética
  • Culto no hospital
  • Aconselhamento Bíblico
  • O uso do material de apoio no hospital
  • Aconselhamento para o idoso
  • A criança e o adolescente em face a morte
  • Aconselhamento à pacientes em cuidados paliativos
  • Consolo no luto
  • Cuidando da família no luto da criança
  • Orientações à música no hospital

Diferencial do nosso Curso de Capelania Hospitalar

Experiência de ministério

Temos mais de 38 anos de experiência em hospitais públicos e privados.

Capelanias em hospitais de todo o país e exterior

Nestes anos de experiência, preparamos capelães e auxiliamos na implantação de capelanias em hospitais de todo o Brasil e de mais 13 países.

Livros publicados

27 livros publicados pela Editora Cultura Cristã e Sociedade Bíblica do Brasil.

Público alvo

cristãos

Membros de igrejas evangélicas que tenham o dom da misericórdia e queiram ser preparados para oferecer o cuidado espiritual baseado na Palavra de Deus à pessoas enfermas e seus familiares (hospitais e domicílio), aos profissionais da saúde, como também à pessoas enlutadas.

Profissionais da saúde

Profissionais da saúde que queiram influir na humanização da assistência nos hospitais, assistindo integralmente seus pacientes.

Você não pode perder este curso! Sua vida será muito enriquecida com um ministério que poderá desempenhar em todo o lugar, oferecendo às pessoas a Palavra que fortalece e traz sentido e esperança à vida de todo aquele que estiver enfrentando qualquer espécie de tribulação. – Eleny Vassão

ASSISTA A UM TRECHO DE NOSSAS AULAS

Investimento

R$465

em até 10x*

*Com juros cobrados pela operadora financeira.

Formas de Pagamento

Boleto

Pagamento a vista.

Cartão de crédito

Parcelamento em até 10X com juros.

Coordenação geral

Eleny Vassão

perguntas frequentes

Após o pagamento confirmado, você receberá um e-mail de confirmação de matrícula com algumas instruções.

Para você acessar a plataforma de estudos, será necessário acessar o site da ACS, clicar em “Login”, e entrar com usuário e senha. O curso aparecerá do lado esquerdo, em “Meus Cursos”. LEMBRANDO QUE O CURSO ESTARÁ DISPONÍVEL DEPOIS DO DIA 24 DE SETEMBRO.

Sim! As aulas são gravadas e você poderá assisti-las quando for melhor para você.

Você poderá acessar o curso por até um ano depois de tê-lo iniciado.

Sim! Você pode parcelá-lo em até 10x no cartão de crédito, no entanto, a operadora financeira irá cobrar um juros pelo parcelamento.

Agora o e-book Capelania Hospitalar está disponível para compra na Amazon. Para que não houvesse nenhum prejuízo para os novos inscritos, baixamos o valor do curso de modo que o e-book possa ser adquiro a parte. Caso você seja um assinante do Kindle Unlimited, poderá lê-lo gratuitamente. 🙂

Não! Ao concluir o curso você receberá um certificado de conclusão, mas não uma carteirinha.

Nossos alunos que desejarem trabalhar em hospitais deverão ser aprovados em entrevista online com nossos coordenadores de treinamento e se submeter ao processo de treinamento prático

O treinamento individual, presencial, supervisionado e prático acontece em SP em 10 encontros de 4 horas cada (mediante agendamento da secretaria de treinamentos), após o aluno ter sido aprovado no Curso de Capelania Hospitalar Nível 1 e ser aprovado em entrevista online com nossos coordenadores de treinamento.

Este treinamento é pago.  O valor é para cobrir os custos do próprio treinamento. Para mais informações entre em contato com treinamentos@capelanianasaude.org.br 

“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram.”
Mateus 25.35,36

Edição e gravação ofertadas por:

Apoio:

mackenzie-logo